Israelenses e palestinos estudam acordo para estender negociação, segundo EUA

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2014 19h24

Washington, 15 abr (EFE).- Israelenses e palestinos estão trabalhando em um acordo para estender as negociações de paz além do próximo dia 29 de abril, quando termina o prazo inicialmente definido para chegar a um pacto definitivo, informou nesta terça-feira a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki.

“As partes se reuniram neste fim de semana e vão reunir-se de novo amanhã. Atualmente estão trabalhando em um acordo para estender as negociações além de 29 de abril”, declarou Psaki em sua entrevista coletiva diária.

“As duas partes nos dizem que querem que as negociações continuem e estão buscando um caminho para fazer exatamente isso”, acrescentou a porta-voz, que explicou que o processo se ampliaria “durante vários meses”.

Ao retomar as negociações de paz em julho do ano passado, os negociadores israelenses e palestinos se comprometeram a alcançar um acordo de paz em nove meses, ou seja, antes de maio, um prazo que em breve se revelou irrealizável e que os Estados Unidos insistem em estender.

O processo impulsionado pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, se encontra então mais delicado por causa da decisão do governo israelense de adiar a libertação do último rodízio de 104 presos palestinos, prometida antes do início do diálogo.

Em resposta, os palestinos anunciaram sua decisão de aderir a uma quinzena de organismos e tratados internacionais, algo que Israel rejeita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.