José Guimarães é novo líder do governo na Câmara

  • Por Reuters
  • 03/02/2015 18h59

O novo líder do governo na Câmara dos Deputados Alan Marques/Folhapress O novo líder do governo na Câmara dos Deputados

A presidente Dilma Rousseff escolheu o deputado José Guimarães (PT-CE) para assumir a liderança do governo na Câmara, substituindo o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que recentemente entrou em atrito com o novo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), eleito a contragosto do governo.

Guimarães é vice-presidente do PT e quando exerceu a liderança do partido na Câmara, em 2013, também enfrentou as posições defendidas por Cunha, à época líder do PMDB.

Em entrevista após ser anunciado como novo líder governista, Guimarães disse que sua tarefa será a de recompor a base aliada e que a eleição para a presidência da Câmara é “página virada”.

Ele também afirmou ter se reunido com Cunha e percebido no presidente da Câmara “boa disposição para o diálogo”.

Mais cedo, uma fonte do governo havia adiantado à Reuters que Guimarães seria o escolhido para substituir Fontana. Segundo uma outra fonte do governo que também falou sob condição de anonimato, Guimarães assume com a determinação de reabrir o diálogo com os aliados e pacificar a relação com Cunha.

A eleição para a presidência da Câmara deixou ainda mais evidente a dificuldade de articulação política do governo com seus aliados e também expôs as divisões dentro da bancada do PT.

No domingo, após a eleição de Cunha e a fraca votação do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que tinha preferência do governo, Dilma e seus principais ministros avaliaram que erraram ao enfrentar Cunha, mas que era necessário agir rápido para evitar que as sequelas da disputa aprofundassem as dificuldades na relação com a base aliada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.