Kerry se reunirá amanhã com o secretário de Estado do Vaticano

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2014 15h05

Washington, 13 jan (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, viajará amanhã ao Vaticano para se reunir com o secretário de Estado Pietro Parolin, anunciou nesta segunda-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

Kerry e Parolin conversarão sobre “prioridades de política externa, incluído a aberta liderança do papa Francisco no processo de paz de Oriente Médio, a (luta contra a) pobreza e assuntos humanitários”, explicou Psaki.

“Os Estados Unidos reconhecem o papel vital do Vaticano em escala global, e sua liderança em assuntos internacionais e esforços de paz”, acrescentou a porta-voz.

Este ano completa 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Estados Unidos e o Vaticano, lembrou o Departamento de Estado.

Kerry será o primeiro-secretário de Estado católico que visita a Santa Sé desde 1980, quando viajou ao Vaticano o então chefe da diplomacia americana Edmund Muskie.

O titular das Relações Exteriores viajará ao Vaticano de Paris, onde no domingo se reuniu com seu colega russo, Serguei Lavrov, para acelerar o processo de paz na Síria, que passa pela conferência prevista para dia 22 em Genebra entre todas as partes envolvidas.

Após sua parada na Santa Sé, Kerry viajará ao Kuwait, onde liderará na quarta-feira a delegação dos EUA na Segunda Conferência de Promessa de Ajuda Humanitária Internacional à Síria, coordenada pelo emir do Kuwait, Sabah Al Ahmed al-Jaber Al-Sabah, e presidida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.