Londres diz que Putin “escolheu o caminho do isolamento”

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 11h23

Londres, 18 mar (EFE).- O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse nesta terça-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, “escolheu o caminho do isolamento” ao anunciar a anexação à Rússia da península ucraniana da Crimeia.

Em um pronunciamento na Câmara dos Comuns, Hague reiterou que o referendo realizado na Crimeia no domingo passado, em que uma imensa maioria se mostrou propícia à união com a Rússia, é “claramente ilegal” sob a Constituição ucraniana.

O ministro acrescentou que a consulta foi “uma farsa” e “uma zombaria da prática democrática”.

“É lamentável que o presidente Putin tenha escolhido o caminho do isolamento”, negando aos cidadãos russos e crimeanos a associação com a comunidade internacional, disse.

O chefe do Foreign Office anunciou que o Reino Unido suspenderá toda a sua colaboração militar e suas licenças de exportação à Rússia de equipamento que possa ser utilizado para fazer escalar o conflito na Ucrânia e pediu tomar medidas similares no seio da União Europeia.

Hague reiterou aos deputados o desejo do Reino Unido de ver uma Ucrânia “estável, próspera e unificada, livre de interferências estrangeiras”, e elogiou “a contenção” do governo ucraniano frente a “a imensa pressão” da Rússia.

A incursão militar da Rússia na Crimeia após a mudança de governo em Kiev e a eventual anexação dessa península violaram os princípios da legislação internacional e “ameaçam o futuro da Ucrânia”, disse o chefe da diplomacia britânica.

William Hague não ocultou seu temor que o que Rússia possa considerar uma provocação em outras partes do território ucraniano sirva de desculpa para escalar o conflito.

O ministro britânico lembrou que as propostas apresentadas a seu colega russo, Sergei Lavrov, pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, na sexta-feira passada em Londres, foram rechaçadas pelo Kremlin.

Hague criticou que o Executivo russo procedesse com o reconhecimento do referendo e da Crimeia como Estado soberano para finalmente declarar hoje sua anexação à Rússia, onde a península de maioria de fala russa esteve integrada até sua cessão à Ucrânia em 1954.

O ministro informou aos deputados que atualmente se negocia uma expansão da missão dos observadores da OSCE a toda Ucrânia.

O titular do Foreign Office declarou que o conflito na Ucrânia é a maior ameaça à segurança na Europa neste início do século XXI e assegurou que a porta para uma resolução democrática “continua aberta” para a Rússia.

Hague adiantou ainda que se prepara um novo pacote de sanções “econômicas e comerciais” contra a Rússia, após a União Europeia aprovar o congelamento de ativos de 21 russos e ucranianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.