Mediador para Síria lamenta ausência de facção opositora em Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2014 12h26

Genebra, 16 jan (EFE).- O mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, lamentou nesta quinta-feira a decisão do Comitê Nacional de Coordenação (CNC), uma importante facção da oposição síria, de se abster de participar da Conferência de Paz para a Síria, conhecida como Genebra 2.

Essa entidade, que agrupa cerca de 20 partidos políticos, formações curdas e grupos de ativistas juvenis, foi criada pouco depois do início da revolta cidadã na Síria, em março de 2011, que deu passagem meses depois a uma guerra civil.

Após conhecer a decisão, Brahimi chamou por telefone o presidente dessa entidade opositora, Hassan Abdel Azim, para comentar que respeitava sua posição, mas que lamentava, indicou um porta-voz do mediador.

“O senhor Brahimi lamenta profundamente que a CNC não faça parte da delegação da oposição que discutirá em Genebra como pôr fim à terrível guerra que está devastando a Síria”, assinalou seu escritório mediante um comunicado.

Brahimi está familiarizado com o trabalho desse grupo opositor e seus membros a favor da democracia, da liberdade e da dignidade do povo sírio, acrescentou.

O mediador para a Síria, que completa sua delicada missão por incumbência da ONU e da Liga Árabe, conhecia dois membros proeminentes da CNC, Abdulaziz al Jair e Rajaa al Nasser, ambos atualmente desaparecidos.

O primeiro foi detido ou sequestrado em setembro de 2012, na estrada que conduz ao aeroporto de Damasco; enquanto o segundo foi detido em pleno dia nessa mesma cidade em novembro.

Genebra 2 será inaugurada na próxima quarta-feira na cidade suíça de Montreux, em uma jornada na qual participarão ministros de Relações Exteriores de 30 países e que precederá o início de negociações, dois dias depois, entre o Governo e a oposição síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.