Milícias tomam 8 comunidades em Guerrero, no sul do México

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2014 01h48

Chilpancingo (México), 24 jan (EFE).- Centenas de pessoas armadas, pertencentes a milícias de autodefesa, tomaram ontem à noite o controle de oito comunidades próximas a Chilpancingo, a capital do estado de Guerrero, no sul do México, e prenderam uma dezena de pessoas acusadas de extorsão, informou nesta sexta-feira um de seus porta-vozes.

Gonzalo Torres, um dos coordenadores do Sistema de Segurança e Justiça Cidadã (SSyJC, sigla em espanhol), explicou que esta medida foi tomada devido à “má resposta do Governo Federal” para oferecer segurança aos cidadãos de Guerrero.

Os membros das chamadas polícias comunitárias tomaram o controle destas localidades, pois seus habitantes são vítimas de grupos do crime organizado, que extorquem e sequestram empresários.

O SSyJC nasceu no dia 4 de janeiro de 2013 na cidade de Ayutla de los Libres para combater o crime organizado e, desde então, se estendeu às comunidades próximas de Acapulco e Chilpancingo.

“Nossa presença aqui é porque a população desta zona nos pediu, porque está cansada que todos os dias aconteçam extorsões e sequestros”, afirmou Torres.

Nesta sexta-feira, 500 moradores da comunidade de Ocotito se reuniram na praça central para expressar seu apoio aos grupos de autodefesa em sua luta contra os criminosos do grupo Los Rojos, braço armado do extinto cartel dos Beltrán Leyva.

Os membros dessas milícias comunitárias realizam missões de patrulhamento e mantêm pontos de controle na estrada federal entre Chilpancingo e Acapulco.

Torres explicou que as oito comunidades do Vale do Ocotito já formaram seus próprios corpos de policiais comunitários.

Segundo a imprensa local, o prefeito de Chilpancingo, Mario Moreno Arcos, reconheceu que estes grupos já controlam oito localidades do município.

Moreno disse que mantém conversas com os líderes das milícias e confia em um acordo entre as partes neste fim de semana.

O prefeito precisou que as comunidades controladas pelos grupos de autodefesa são: Cajeles, Buena Vista, El Rincón, Mohoneras, Dos Caminos, Carrizal, La Haciendita e Ocotito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.