Ministro Mauro Vieira inicia amanhã em Cingapura viagem de negócios pela Ásia

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 17h27

Brasília, 21 jul (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, iniciará amanhã em Cingapura uma viagem pela Ásia que também o levará a Timor-Leste, Vietnã e Japão, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Em todos os casos, o principal objetivo da viagem será buscar novas oportunidades de negócios, promover as possibilidades que o Brasil oferece para o investimento e tentar ampliar os mercados para as exportações do país.

Segundo um comunicado divulgado hoje, o ministro se reunirá amanhã, quarta-feira, com seu colega de Cingapura, Kasiviswanathan Shanmugam, e depois será recebido pelo vice-primeiro-ministro, Tharman Shanmugaratnam.

Na agenda que Vieira pretende discutir em Cingapura, além de assuntos comerciais, figuram projetos de cooperação nas áreas acadêmica, científica e tecnológica, segundo a nota do Itamaraty.

Na quinta-feira, Vieira chegará ao Timor-Leste, onde participará da 20º Reunião Ordinária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Além disso, o chanceler terá uma reunião bilateral com seu colega do Timor-Leste, Hernani Coelho, com quem discutirá aspectos da relação comercial bilateral e programas de cooperação em andamento nas áreas de educação e capacitação de recursos humanos.

Na próxima segunda-feira, Vieira fará uma visita ao Vietnã, onde será recebido pelo chanceler Pham Binh Minh e, entre terça-feira e quarta-feira, da próxima semana, concluirá sua agenda oficial no Japão.

Em Tóquio, Vieira se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, com quem tratará de assuntos de comércio e cooperação, além de comemorar o 120º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.