Missões de paz da ONU serão reforçadas com 40 mil novos efetivos

  • Por Agencia EFE
  • 28/09/2015 21h23

(Atualiza com novo número de efetivos).

Nações Unidas, 28 set (EFE).- Mais de 50 países se comprometeram nesta segunda-feira a fornecer mais de 40 mil novas tropas e policiais para reforçar as forças de manutenção de paz da ONU, conhecidas como “boinas azuis”, segundo anunciou o governo dos Estados Unidos.

Em uma cúpula destinada a impulsionar uma reforma nas missões de paz das Nações Unidas, Obama anunciou que países “de Bangladesh à Colômbia, da Finlândia à China, estão fazendo contribuições que somam mais de 30 mil novas tropas e policiais”.

Ao finalizar a cúpula, no entanto, a embaixadora dos EUA para a ONU, Samantha Power, anunciou que essa estimativa inicial tinha sido superada e que o número definitivo de novas tropas e policiais era de mais de 40 mil.

Cerca de 125 mil soldados, policiais e civis trabalham atualmente nas 16 operações de paz da ONU no mundo todo, segundo lembrou o secretário-geral desse organismo, Ban Ki-moon.

“É essencial que atuemos urgente, audaz e coletivamente” para reformar as missões de paz, necessitadas de mais efetivos, mais treino e mais transparência, afirmou o diplomata sul-coreano.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou na cúpula uma contribuição “gradual”, implementada “levando em conta os avanços no processo de paz” interno da Colômbia, “cujo sucesso permitirá uma maior disponibilidade de forças militares para esta tarefa”.

Santos anunciou que a Colômbia fornecerá a curto prazo 58 homens e mulheres da polícia nacional, 500 efetivos no segundo ano, e a partir do terceiro ano “três batalhões de até cinco mil homens”.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, prometeu a mobilização de 250 homens em “outros movimentos pela paz” nos quais seu país não está envolvido, além de uma aeronave e unidades para transportar água.

Obama, que preside esta cúpula promovida pelos EUA, anunciou que seu país “trabalhará para duplicar o número de funcionários militares americanos que servem em operações de manutenção da paz”, além de aumentar seu apoio logístico e de engenharia.

O líder da China, Xi Jinping, ressaltou que seu país contribuirá com um esquadrão policial permanente formado por oito mil uniformizados que estarão disponíveis para as missões de paz da ONU, além de treinar dois mil “boinas azuis” de outros países nos próximos cinco anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.