Morre James Schlesinger, ex-secretário de Defesa dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2014 21h23

Washington, 27 mar (EFE).- O ex-diretor da CIA e secretário de Defesa dos Estados Unidos nos anos 1970, James R. Schlesinger, morreu nesta quinta-feira por complicações de uma pneumonia, informaram seus familiares.

Schlesinger, economista republicano formado em Harvard, morreu aos 85 anos de idade em um hospital de Baltimore, afirmou sua filha Ann Schlesinger.

Foi nomeado diretor da agência de inteligência americana em 1973 pelo presidente republicano Richard Nixon, mas permaneceu apenas cinco meses no cargo.

Pouco depois, foi designado secretário de Defesa em 1973, cargo no qual lhe manteve o presidente Gerald Ford quando este substituiu Nixon após sua renúncia pelo caso Watergate.

Como chefe do Pentágono, Schlesinger foi o responsável por desenvolver uma estratégia nuclear de longo alcance.

Ford, no entanto, substituiu Schlesinger em 1975, e mais tarde reconheceu que não tinha gostado nunca de sua presença por considerá-lo distante e com pouco tato.

Sua defesa da energia nuclear, especialmente após o desastre da usina de Three Mile Island na Pensilvânia em 1979, lhe transformou em uma figura pouco apreciada pela opinião pública americana.

Desde então, e após deixar o governo, Schlesinger se manteve perto dos círculos de poder em Washington como conselheiro do Center for Strategic and International Studies, um instituto de estudos políticos, e presidente da Mitre Corporation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à investigação em assuntos de Defesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.