Morrem pelo menos nove pessoas em um atentado no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 09h44

Islamabad, 23 fev (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um atentado a bomba cometido hoje na conflituosa cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informaram fontes policiais.

O atentado aconteceu na área de Chowk, afirmou o inspetor-geral da polícia local, Nasir Khan Durrani, que acrescentou que todos os ocupantes de uma caminhonete morreram na explosão, segundo a emissora paquistanêsa “Geo News”.

Outra fonte policial que não foi identificada assegurou jornal “Express News” que os insurgentes realizaram o atentado com uma bomba carregada com 10 quilogramas de explosivos e ativada por controle remoto.

Os feridos foram levados para o hospital Liaqat Memorial, alguns deles em estado grave, e a polícia isolou a área do atentado.

Peshawar é capital da convulsa província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão e refúgio de células talibãs, grupos jihadistas e organizações mafiosas que operam em ambos os lados da divisa com o país vizinho.

O atentado aconteceu no mesmo dia em que o exército paquistanês bombardeou vários refúgios talibãs no vale de Tirah, encravado entre as áreas tribais de Kurram e Khyber, ação que deixou pelo menos 18 insurgentes mortos.

Os bombardeios se somam a outros dois contra os talibãs no noroeste do Paquistão nesta semana, perpetrados ontem e na quinta-feira, nos quais morreram respectivamente nove e 35 insurgentes.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, deu a ordem de bombardear os esconderijos da insurgência, apesar do governo ter iniciado há duas semanas conversas de paz com o principal grupo talibã do país, o TTP.

As negociações foram suspensas na quinta-feira pelo executivo devido à persistência de ações armadas insurgentes.

Durante as conversas, 172 pessoas morreram em ações do TTP e seus aliados, segundo informou o canal local “Geo”.

Paquistão viveu no último ano um considerável aumento da atividade terrorista, que rompeu uma tendência de baixa iniciada em 2010.

De acordo com um relatório do Instituto Paquistanês de Estudos de Paz, no ano passado foram cometidos no país asiático mais de 1.700 atentados, 61% deles perpetrado pelo TTP e seus aliados- nos quais morreram cerca de 2.500 pessoas, 19% a mais do que em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.