Mubarak chega ao tribunal para escutar sentença por morte de manifestantes

  • Por Agência EFE
  • 29/11/2014 07h49

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak chegou neste sábado ao Tribunal Penal do Cairo para escutar a sentença do julgamento em que é acusado da morte de manifestantes na revolução que o derrubou em 2011.

Mubarak chegou de helicóptero para o que foi chamado pela agência oficial de notícias Mena de “julgamento do século”.

A sentença deveria ter sido dada em 26 de setembro, mas foi adiada pelo juiz Mahmoud al Rachid, que justificou só ter conseguido revisar 60% da documentação do caso, de 160 mil páginas.

O ex-ministro de Interior Habib al Adli e seis de seus ajudantes também são julgados pelo massacre de manifestantes.

Mubarak enfrenta ainda acusações, junto com seus dois filhos Alaa e Gamal e com o empresário foragido Hussein Salem, de corrupção e enriquecimento ilícito pela exportação de petróleo a Israel a preços supostamente inferiores aos do mercado.

O novo julgamento de Mubarak começou em 13 de abril de 2013, depois de a condenação de prisão perpétua para ele e Adli ter sido anulada pela corte suprema, que decidiu por um novo julgamento.

Somente em 13 de agosto deste ano Mubarak falou ao juiz, defendendo o legado de seus três décadas de mandato e alegando inocência.

Aos 86 anos, o ex-presidente foi transferido da prisão de Torá para o hospital militar de Maadi, no Cairo, por causa de seu precário estado de saúde.

Ele já havia sido condenado, em maio, a três anos de prisão por apropriação indevida de recursos públicos, em um caso relacionado ao orçamento dos palácios presidenciais e no qual seus filhos Alaa e Gamal receberam penas de quatro anos pelas mesmas acusações. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.