Aécio Neves reitera seu desejo de flexibilizar normas do Mercosul

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 22h20

Campo Grande, 21 out (EFE). – O candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, reiterou nesta terça-feira seu desejo de flexibilizar as normas do Mercosul para poder negociar acordos bilaterais sem necessariamente ter um consenso do bloco.

“Nós devemos manter as boas relações que temos com os nossos vizinhos, mas nós não nos podemos permitir, como aconteceu ao longo destes últimos dois anos, por exemplo, que a posição da Venezuela e da Argentina impedisse o Brasil de avançar em acordos com outras regiões do mundo que seriam benéficos para nós”, disse Aécio em entrevista coletiva em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Aécio acusou o governo de Dilma Rousseff, sua rival no segundo turno das eleições do próximo domingo, de dar prioridade à “ideologia” nas relações exteriores acima do interesse comercial.

“Política externa é, hoje, negócio. Política externa tem que visar o que? A ampliação de mercados para produtos brasileiros, renda, empregos aqui. Eu quero retornar, permitir que o Brasil resgate a capacidade de ter uma política externa equilibrada, como sempre teve. Isso é possível e os novos vizinhos mostraram isso”, afirmou o tucano.

O candidato ressaltou como exemplo de modelo de integração a Aliança do Pacífico, bloco integrado por Chile, Colômbia, México e Peru.

De acordo com as últimas pesquisas, os candidatos estão tecnicamente empatados, embora Dilma tenha uma vantagem numérica que varia de dois a três pontos percentuais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.