Afegãos repatriados de Guantánamo chegam a Cabul

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 07h07

Cabul, 21 dez (EFE).- Os quatro afegãos repatriados pelos Estados Unidos do centro de detenção de Guantánamo (Cuba) chegaram a Cabul para se reencontrar com suas famílias, depois de se submeterem a uma revisão médica, informou neste domingo à Agência Efe o representante do Alto Conselho de Paz do Afeganistão, Mohammed Amin Waqad.

Este membro do Conselho afirmou que os libertados “passaram mais de uma década na prisão, poderiam ter estresse psicológico e será preciso um tempo para se prepararem para uma vida normal” com seus familiares, com os quais não tiveram contato neste tempo.

Waqad assegurou que todos eles não têm acusações de crimes no Afeganistão e inclusive o governo afegão poderia proporcionar-lhes segurança e meios de subsistência.

“Esperamos que este passo seja efetivo para conversas de paz com os talibãs, que é uma reivindicação e um direito dos afegãos”, asseverou.

Os libertados são Mohammed Zahir, da província de Ghazni; Shawali Khan, de Zabul; Abdul Gani, de Kandahar; e Khyali Gül de Khost, que foram detidos após a queda do regime talibã no país asiático. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.