Agência da ONU precisa de US$ 415 milhões para refugiados palestinos na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2015 07h10

Cidade do Kuwait, 30 mar (EFE).- A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) precisa de US$ 415 milhões para poder manter a assistência a mais de meio milhão de refugiados palestinos na Síria, já que 95% não são capazes de satisfazer suas necessidades cotidianas.

O porta-voz desta agência humanitária da ONU, Christopher Gunnes, explicou que se não chegarem novos recursos, serão obrigados a cancelar o programa de assistência econômica que proporciona o mínimo essencial para a subsistência de 560 mil pessoas, além de suas escolas e centros médicos.

O programa de ajuda de emergência da UNRWA, o maior na Síria, abrangeu 470.590 refugiados ano passado.

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos perdeu cinco de seus trabalhadores em 2014, o que elevou para 17 seus mortos desde o início do conflito na Síria em 2011, onde pelo menos outras 30 estão desaparecidos, presumivelmente detidos.

Embora um terço de suas instalações tenham sido danificadas pelo conflito, a UNWRA conseguiu dobrar o número de alunos matriculados em suas escolas, chegando a 46 mil.

Ano passado aumentaram também as consultas médicas em 46% e alcançaram quase o milhão.

Os 18 mil palestinos refugiados no acampamento de Yarmouk, na capital síria, tiveram interrompido por pelo menos 131 dias o acesso dos trabalhadores humanitários pelos combates em Damasco, embora agora a distribuição tenha sido reestabelecida.

No Líbano o número de refugiados palestinos estabilizou- se em 44 mil com a proibição de novas entradas desde maio de 2014.

No entanto, a UNRWA advertiu que há um número indeterminado de palestinos foragidos da Síria em situação irregular, o que torna suas vidas ainda mais marginalizadas e vulneráveis.

Muitos palestinos empreenderam uma perigosa fuga do conflito através da Turquia através de áreas sob controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ou à mercê de traficantes de pessoas no mar.

A UNRWA, assim como outras agências das Nações Unidas e ONGs, participa hoje e amanhã da terceira Conferência de Doadora para a Síria na capital Kuwait, onde 67 nações fixarão suas contribuições para atenuar a catástrofe humanitária causada por cinco anos de guerra. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.