Al-Assad afirma que região será destruída se coalizão com Rússia não vencer

  • Por EFE
  • 04/10/2015 15h12
Reprodução/ Youtube/Syrian Presidency Presidente Sírio Bashar Al-Assad deu entrevista à TV oficial do País

O presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou neste domingo que a nova aliança formada entre Rússia, Irã, Síria e Iraque para combater o Estado Islâmico (EI) deve “ter sucesso” se não quiserem que toda a região seja “destruída” pelo terrorismo.

Assad deu uma entrevista à televisão pública iraniana, na primeira vez em que falou publicamente após o início dos bombardeios russos em território sírio contra os inimigos de seu regime.

“Deve triunfar. De outro modo toda a região, não só um ou dois países, serão destruídos. Tenho total confiança que será assim”, afirmou Assad, antes de ressaltar que o apoio externo que os grupos terroristas que operam na Síria e no Iraque têm fará sem dúvida com que o triunfo desta coalizão “seja muito custoso”.

Na longa entrevista, o presidente sírio afirmou que se os países ocidentais, liderados pelos EUA, que também estão bombardeando a Síria, verdadeiramente desejam combater o terrorismo de forma “séria e autêntica, o mínimo que deveriam fazer é terminar com o apoio que dão a ele”.

Assad disse que os países que iniciaram esta nova aliança contra o terrorismo na região têm “visão e experiência”.

“Irã e Rússia sofreram diferentes tipos de terrorismo. Quando estes países se unem e lutam contra ele com militares e colaboram em áreas de segurança e informação, esta coalizão, sem dúvida alguma, alcançará resultados reais no terreno, particularmente porque também têm o apoio internacional de países que não têm envolvimento direto nesta crise”, acrescentou.

Para Assad, isso se choca com a visão ocidental, que “sempre buscou apoiar o terror, a colonização e o enfrentamento entre os povos”, acrescentou.

Assad insistiu que os ataques ocidentais contra o Estado Islâmico fracassaram após mais de um ano de bombardeio porque “aqueles que apoiam o terrorismo não podem combatê-lo”.

“Como podem os EUA e seus aliados lutar contra o EI se seu mais próximo aliado, Turquia, o apóia e o permite atravessar fronteiras e trazer armas, dinheiro e voluntários? Se quisessem, teriam pressionado esse país”, indicou.

Assad também insistiu que os bombardeios russos estão sendo realizados com total coordenação com o exército sírio e à pedido de seu governo.

A Rússia começou no último dia 30 uma intervenção aérea na Síria em defesa do governo de Assad, seu principal aliado na região.

Segundo a Rússia, os primeiros bombardeios tiveram como alvo “armamento pesado, redes de comunicação, meios de transporte e arsenais de armas, munição e materiais explosivos pertencentes aos terroristas do EI”.

Do ocidente não pararam de surgir críticas a esta intervenção russa e à aliança estratégica de Assad com Irã, Iraque e Rússia.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou que “está claro que as forças russas não distinguem entre o Estado Islâmico e a oposição moderada sunita”, e que os bombardeios são “uma receita para o desastre”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.