Al Qaeda afirma ter matado cerca de 50 rebeldes xiitas em dois dias no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 23/10/2014 08h59

Sana, 23 out (EFE).- Pelo menos 49 rebeldes do movimento xiita dos houthis morreram nos últimos dois dias em ataques efetuados pela Al Qaeda no centro do Iêmen e na capital, Sana, informou nesta quinta-feira a organização terrorista.

O grupo Ansar al Sharia (Seguidores da lei islâmica), um dos braços da Al Qaeda no Iêmen, tornou público o conhecimento sobre os ataques por meio de três comunicados divulgados na internet.

Os jihadistas afirmam ter tirado a vida de 30 houthis nas noites de terça-feira e quarta-feira em ataques a residências na cidade de Rada, na província de Al Baida.

O local foi cenário de intensos confrontos entre houthis e radicais sunitas na semana passada, até os houthis tomarem o controle no dia 18.

Outros 18 houthis morreram na quarta-feira quando integrantes da Al Qaeda atacaram com bombas três veículos do movimento rebelde xiita. Os artefatos explosivos foram colocados em uma estrada usada pelos milicianos xiitas para abastecer suas forças na frente de batalha de Rada.

Em Sana, um ativista houthi, identificado como Hosam al Abasi, morreu em um ataque feito por um suicida, que ateou fogo em si mesmo com uma bomba no escritório de sua vítima, no bairro Seuan.

Nos arredores de Rada, Ansar al Sharia também efetuou um ataque contra um posto de controle na terça-feira, o que causou a morte de cinco soldados.

A Al Qaeda tem como um de seus alvos o movimento houthi, que em setembro ampliou as áreas sobre seu domínio no Iêmen.

Mesmo com a eleição do novo primeiro-ministro de consenso, Khaled Bahan, no dia 13 de outubro, como reivindicavam os houthis, o conflito atual não terminou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.