Al Qaeda diz que aplicará sharia em Idlib, cidade conquistada pelos rebeldes

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 14h32

Beirute, 1 abr (EFE).- A Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, anunciou nesta quarta-feira que aplicará a sharia (lei islâmica) na cidade de Idlib, no norte do país, onde anunciou que governará ao lado outros grupos rebeldes.

“Não queremos governar a cidade sem contar com os demais, esse não é nosso objetivo, mas buscamos que (a cidade) seja segura, que se aplique a justiça, não haja injustiças e vigore a lei de Deus”, disse o líder da Frente al Nusra, Abu Mohammed al Yulani, em uma gravação de áudio divulgada na internet.

No sábado, o braço da Al Qaeda, junto a outras facções rebeldes, conquistou das forças do regime sírio o controle de Idlib, a segunda capital provincial a cair em mãos dos adversários do governo de Damasco após Al Raqqah, em poder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Al Yulani convocou os funcionários e trabalhadores de Idlib a voltarem aos seus postos nos setores de saúde e elétrico, nas padarias e serviços de limpeza e de água.

Além disso, pediu a conservação do patrimônio privado e dos edifícios e instituições públicas para “que sirvam aos muçulmanos”.

O líder acrescentou que será criado um tribunal islâmico para que os cidadãos possam apresentar suas denúncias.

O dirigente da Al Qaeda na Síria prometeu aos moradores de Idlib que eles não receberão mais que “bondade” e boa convivência por parte dos “mujahedins” (guerreiros santos).

O líder disse que “lei de Deus” será aplicada para proteger a religião dos cidadãos, seu sangue e dinheiro, e para conter os agressores.

O objetivo é que “o islã não esteja em mãos de assassinos e criminosos, nem em poder dos agentes do Ocidente que cravam facas em nossas costas para ter o apoio dos americanos”, afirmou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.