Al Qaeda e facções islamitas controlam a maioria dos bairros de Idlib

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 07h54

Cairo, 28 mar (EFE).- A Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e outras facções rebeldes islamitas já controlam a maioria dos bairros da cidade de Idlib, após o retrocesso das forças do regime sírio.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou neste sábado em comunicado que prosseguem os combates em algumas ruas da cidade entre as tropas governamentais e suas milícias aliadas e os grupos islamitas.

A Frente al Nusra, com o apoio do Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante) e o grupo radical Jund al-Aqsa, conseguiu em quatro dias tomar o controle de pelo menos 24 postos militares sírios em Idlib.

Segundo a ONG, os combates dos últimos dias se saldaram com dezenas de mortos em ambos lados, entre eles alguns líderes da Frente al Nusra e oficiais do exército sírio.

Os choques entre ambos lados incluem intensos bombardeios recíprocos, no meio das tentativas das forças leais ao governo sírio de recuperar as áreas que perderam na cidade.

Grande parte da província de Idlib está sob o controle desse braço da Al Qaeda, que em novembro do ano passado expulsou o Exercito Livre Sírio (ELS) após enfrentamentos com seus milicianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.