Al Qaeda na Síria captura outros cinco rebeldes treinados pelos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 12h16

Beirute, 4 ago (EFE).- A Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, capturou entre segunda e terça-feira cinco rebeldes treinados pelos Estados Unidos para lutar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no norte do país árabe, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG precisou que os cinco membros da chamada Divisão 30, pertencente ao Exército Livre Sírio (ELS), foram capturados entre segunda-feira e o passado amanhecer na zona de Qah, na fronteira entre a província síria de Idlib e Turquia.

Por enquanto, a braço da Al Qaeda não reivindicou sua captura.

Na quinta-feira, a Frente al Nusra capturou o líder da Divisão 30, Naeem Hassan, e outros seis de seus milicianos perto de Azaz, na província de Aleppo, em uma ação que mais tarde foi atribuída ao grupo por considerar que o mesmo “cumpre os planos de Washington na região e luta contra as organizações jihadistas”.

Um dirigente do Exército Livre Sírio (ELS) em Aleppo, Basam Haji Mustafa, disse hoje à Agência Efe pela internet que recebeu informações de que Hassan e seus acompanhantes podem ter sido assassinados pela filial da Al Qaeda, fato que tratam de verificar.

A Frente al Nusra atacou, além disso, nos últimos dias o quartel da Divisão 30 em Azaz, o que obrigou aos rebeldes treinados pelos EUA a se retirar de Afrin, onde estão sob a proteção das Unidades de Proteção do Povo, milícias curdas.

Segundo Mustafa, 30 combatentes de dita unidade do ELS foram embora de Afrin junto com 18 feridos após os combates.

Mustafa acrescentou que pelo menos 46 integrantes da Frente al Nusra faleceram e vários ficaram feridos durante os enfrentamentos ocorridos entre quinta-feira e sexta-feira, e pelos bombardeios da coalizão internacional que atacou várias bases da filial da Al Qaeda.

O Observatório, por sua vez, informou sobre 25 combatentes da Frente al Nusra mortos nos choques e pelos ataques aéreos da coalizão, liderada pelos EUA, em 31 de julho.

Essa mesma fonte indicou que a Divisão 30 sofreu pelo menos sete baixas mortais nesses combates.

Mais de 50 combatentes de dita facção entraram em julho na Síria através da passagem fronteiriça com a Turquia de Bab Salama e se concentraram na cidade de Al Malkia, em Aleppo.

Em maio, o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, revelou que seu país tinha começado a treinar rebeldes sírios moderados para combater o EI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.