Alemanha destina 10 milhões de euros a refugiados sírios e iraquianos

  • Por Agencia EFE
  • 01/10/2014 11h56

Berlim, 1 out (EFE).- O governo da Alemanha aprovou nesta quarta-feira um novo pacote de ajuda humanitária de dez milhões de euros para auxiliar os milhões de refugiados da Síria e do Iraque que tiveram que abandonar suas casas.

“É urgente tomar medidas para garantir que os refugiados possam resistir ao inverno”, declarou em comunicado o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Segundo o informativo, a dramática situação dos refugiados na região se agravou com os ataques dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) e com o alerta de falta de alimentos das organizações que administram a ajuda humanitária.

Steinmeier convocou uma conferência ministerial em Berlim para o dia 28 de outubro, com o objetivo de impulsionar e coordenar a ajuda internacional. O chefe da diplomacia alemã convidou quarenta ministros das Relações Exteriores e responsáveis das principais organizações internacionais para a cúpula.

A ajuda alemã aprovada pelo Conselho de Ministros será repartida entre o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), que receberá cinco milhões de euros; o Alto Comissário para os refugiados (ACNUR), que usufruirá três milhões; e diversas ONGs que trabalham na região, que dividirão dois milhões.

Em meados de setembro, o PMA anunciou que, devido à falta de fundos, precisará cortar as porções alimentícias que distribui a seis milhões de sírios, que sobrevivem graças à assistência em países como Turquia, Jordânia, Líbano, Egito e Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.