Alexis Tsipras afirma que povo grego “vai readquirir a dignidade”

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2015 08h28

Atenas, 25 jan (EFE).- O líder da esquerdista Syriza, Alexis Tsipras, afirmou neste domingo, após depositar seu voto em um colégio eleitoral em um bairro popular de Atenas, que o povo grego “vai readquirir a dignidade”.

Em declarações, Tsipras, que é apontado pelas enquetes como claro favorito nas eleições de hoje, com entre 30% e 36% dos votos segundo as últimas enquetes, advertiu à União Europeia (UE) que o futuro da Europa “não está na austeridade, mas na dignidade e a coesão”.

“Hoje o povo heleno vai dar o último passo para readquirir sua dignidade, para viver um futuro com solidariedade, para a volta da esperança, o fim do medo, a volta da democracia e a dignidade em nosso país”, disse Tsipras ao deixar o colégio eleitoral.

Tsipras afirmou que nas eleições de hoje os gregos decidirão se continuam “com a política fracassada, com novos cortes nas pensões, com despejos de inquilinos, com demissões… ou se reivindicam na Europa sua dignidade e o direito de ser um parceiro igual aos demais”.

“O dilema das eleições é mais claro que nunca. Hoje decidimos se amanhã volta a troika para aplicar as promessas de Samaras de novas reduções às pensões e aos salários, incrementos dos impostos, o início dos despejos de inquilinos e a continuação da política de austeridade desastrosa, ou se amanhã nosso país reivindicará com segurança na Europa tudo o que merece o povo: uma vida com dignidade e com coesão social”, manifestou.

O líder da Syriza chegou a seu colégio eleitoral, onde uma multidão de jornalistas e curiosos o esperavam e depois que votou, recebeu apoio popular. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.