Americana de 20 anos foge dos EUA e viaja à Síria para se unir ao EI

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 02h53

Austin (EUA.), 20 abr (EFE).- Uma jovem americana de 20 anos originária de Hoover, um município do estado do Alabama, nos Estados Unidos, abandonou o lar para viajar à Síria e se unir ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou nesta segunda-feira (data local) um porta-voz de sua família.

A menina, identificada como Hoda, entrou em contato com os extremistas pela internet e em novembro viajou à Turquia, de onde cruzou a fronteira rumo à Síria, explicou o porta-voz e advogado da família, Hassan Shibly, em entrevista coletiva realizada na mesquita de Birmingham, no Alabama.

“Para eles (seus pais), estar com esse grupo de extremistas é pior do que vê-la morta. Eles estão muito traumatizados e nada pode descrever o que estão vivendo”, disse Shibly sobre o casal muçulmano.

Shibly também explicou que a jovem se desvinculou da sociedade islâmica local um ano antes de viajar à Síria.

“A razão pela qual ela deixou a comunidade foi a oposição deles a grupos como o EI”, acrescentou o porta-voz.

“A família de Hoda espera que compartilhando a história de como perderam a filha para o grupo de extremistas possa ajudar outros pais a prevenirem uma tragédia similar”, disse o advogado, que trabalha para o Conselho de Relações Islâmico-Americanas.

O Departamento de Justiça dos EUA informou ontem que foram presos neste domingo seis homens, com idades entre 19 e 21 anos, nos estados de Minnesota e Califórnia, que tentavam viajar à Síria para se unir ao EI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.