Andrzej Duda é nomeado oficialmente presidente eleito da Polônia

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2015 14h44

Varsóvia, 29 mai (EFE).- O nacionalista-conservador Andrzej Duda, vencedor das eleições presidenciais da Polônia, foi nomeado oficialmente nesta sexta-feira dirigente eleito do país em cerimônia solene, na qual assegurou que trabalhará pela união nacional.

Participou do ato a primeira-ministra polonesa, a liberal de centro-direita Ewa Kopacz, e alguns dos membros do governo.

Duda, que começará seu mandato no dia 6 de agosto, pronunciou um breve discurso no qual pediu ao Governo de Kopacz que se abstenha de fazer políticas que provoquem “grandes mudanças” no sistema constitucional até sua posse como chefe de Estado.

O político conservador assegurou que será o presidente de todos os poloneses e buscará a união nacional, depois que o pleito presidencial mostrou a divisão dos eleitores, que escolheram quase por igual entre Duda e o liberal Bronislaw Komorowski, que deixa o cargo.

Na cerimônia, o chefe da comissão eleitoral estatal entregou a Duda os documentos que certificam sua vitória nas presidenciais.

O chefe de Estado tem um poder limitado na Polônia, com a capacidade de propor e vetar leis, comandar as forças armadas e com um papel principalmente cerimonial em política externa.

Duda é membro do partido Lei e Justiça, que mistura valores nacionais e conservadores com as preocupações sociais da tradição católica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.