Após bom resultado em eleições regionais, Le Pen acredita que FN decolará

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2015 06h30

Paris, 30 mar (EFE).- A presidente do ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, afirmou nesta segunda-feira estar satisfeita com os resultados de seu partido nas eleições departamentais de ontem, e ver nas regionais de dezembro o impulso definitivo para a formação.

“O que está claro é que o modo de apuração é diferente e, portanto as lógicas não serão as mesmas”, indicou à emissora “RTL”, quando considerou que o fato de ter chegado na liderança em 43 departamentos no primeiro turno, em 22 de março, reflete que “está passando algo”.

A FN não conseguiu ontem conquistar nenhum departamento, mas eleger 62 conselheiros, que, assegurou, defenderão as ideias de seus eleitores.

As alianças forjadas entre os conservadores da União por um Movimento Popular (UMP) e os centristas deram a esse movimento o controle em 66 departamentos, frente aos 34 que ficaram em mãos dos socialistas, os grandes derrotados da noite, após perderem 25 departamentos.

Le Pen insistiu que os resultados de seu agrupamento “melhoram progressivamente”, e disse que essa primeira implantação departamental levará o partido à vitória nas regionais do fim do ano.

A líder ultradireitista disse ainda não ter decidido se se candidatará, mas confirmou que disputará as presidenciais em 2017.

“A direita vai fazer primárias, mas no que me diz respeito, não sou como a UMP, não tenho uma fascinação sistemática pelos processos da esquerda”, ironizou Le Pen, para quem o FN é a única “força alternativa” frente à UMPS, sigla que agrupa conservadores e socialistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.