Após nevasca, Nova York se prepara perante possíveis inundações

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 20h31

Nova York, 22 nov (EFE).- Após as espetaculares nevascas desta semana, o oeste do estado de Nova York se prepara agora para a possibilidade de sofrer grandes inundações nos próximos dias.

Os especialistas preveem que o aumento das temperaturas derreta parte da neve e provoque chuvas, o que somado à neve que ainda fica na superfície poderia provocar grandes acúmulos de água.

Por isso, as autoridades estaduais anunciaram uma ampla mobilização para fazer frente a esses riscos.

“Nova York está se preparando para o pior dos casos com estas inundações e a segurança é nossa prioridade”, disse em comunicado o governador do estado, Andrew Cuomo.

As autoridades decidiram transferir à região 425 bombas de água e geradores, 55 embarcações, três helicópteros, 29 veículos especiais e mais de 180.000 sacos de areia para conter as águas.

Além disso, foram levadas centenas de máquinas para remover a neve e outras equipes de outras áreas para limpar o mais rápido possível as ruas e permitir que a água flua ao sistema de esgoto.

A ameaça de inundações poderia materializar-se a partir da tarde do domingo, especialmente nos condados de Erie, Genesee e Wyoming, onde espera-se que muitos rios e riachos possam transbordar, inclusive alguns na área metropolitana de Búfalo, a maior cidade da região.

O perigo de inundações chega imediatamente depois da tempestade polar que deixou pelo menos 12 mortos na região dos Grandes Lagos e provocou a declaração do estado de emergência no oeste de Nova York.

Na área de Búfalo caíram em três dias cerca de 2,10 metros de neve, que provocaram caos no trânsito e causaram o fechamento de muitas escolas e de outros serviços. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.