Argentina estende reivindicação sobre as ilhas Malvinas ao transporte público

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 19h42

Buenos Aires, 21 nov (EFE).- A Argentina estendeu a reivindicação sobre a soberania das ilhas Malvinas ao transporte público do país, que terá que incluir em um lugar visível a mensagem “As Malvinas são argentinas”.

A iniciativa, aprovada pelo Congresso por proposta de uma senadora governista, estabelece ainda que a mensagem deve figurar nas estações de partida e chegada de qualquer meio de transporte.

O projeto inclui tanto o transporte público rodoviário, como o ferroviário, o fluvial, lacustre, marítimo e aéreo.

Por sua vez, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse à “BBC” que a medida “é lamentável, mas não surpreendente”.

“Não há símbolo que possa mudar os direitos dos moradores das Malvinas a sua própria identidade e estamos determinados a defender esse direito”, afirmou esse porta-voz.

Argentina e Reino Unido se enfrentaram em 1982 em uma guerra pela soberania das ilhas, que terminou com cerca de mil mortos.

O governo de Cristina Kirchner transformou em uma de suas bandeiras a reivindicação da soberania das ilhas, o que provocou um distanciamento entre Londres e Buenos Aires.

Em março de 2013 foi realizado um plebiscito no arquipélago no qual 99,8% dos malvinenses se mostraram partidários que o território continue pertencendo ao Reino Unido, apesar de a Argentina, por meio de uma declaração aprovada na Câmara dos Deputados, rejeitar de forma “enérgica” essa consulta popular. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.