Argentina lança convocação para eleições presidências de outubro de 2015

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2014 20h04

Buenos Aires, 2 set (EFE).- A Direção Eleitoral da Argentina divulgou nesta terça-feira o calendário para às eleições gerais do próximo ano, com 25 de outubro como data para o pleito presidenciais.

O cronograma começará em 28 de abril com o fechamento do registro de eleitores na Justiça Nacional Eleitoral. Em 8 de maio serão divulgados os censos provisórios, e em 10 de junho vencerá o prazo para constituir alianças.

Até 15 de junho os partidos terão tempo para solicitar a atribuição de cores para as cédulas. Já o prazo para apresentar as listas de pré-candidatos encerra dia 20 do mesmo mês.

As cédulas serão oficializadas em 26 de junho. No dia 10 de julho serão publicados os censos definitivos e será dado início a campanha eleitoral visando às primárias.

Em 20 de julho começará a divulgação de publicidade nos veículos de comunicação para às primárias, eleições que acontecerão em 9 de agosto. No dia 10 de setembro serão oficializados os candidatos para o pleito de outubro. A campanha começará no dia 20 do mesmo mês e 30 começarão a ser difundidos os avisos dos partidos nos veículos de comunicação.

Em 10 de outubro será divulgada a localização das mesas eleitorais e a partir desse dia será proibida a publicidade de atos de governo. No dia 23 terminará à campanha eleitoral e começará a proibição de propaganda eleitoral.

Os argentinos escolherão o presidente e vice-presidente do país e renovarão a composição do parlamento parcialmente no domingo, 25 de outubro de 2015. Exatamente, dois dias depois começará a apuração definitiva na Justiça Nacional Eleitoral, para um eventual segundo turno, previsto para 24 de novembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.