Assange pede à Justiça britânica que anule sua ordem de detenção

  • Por Agência EFE
  • 26/01/2018 13h41
EFE/Andy Rain EFE/Andy Rain A equipe legal de Assange declarou à imprensa que seu objetivo é "questionar o status da ordem" emitida no Reino Unido

Julian Assange, fundador do portal WikiLeaks, pediu nesta sexta-feira à Justiça britânica que anule a ordem de detenção que lhe impede de sair da embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou em 2012 para evitar sua extradição à Suécia.

O advogado de Assange, Mark Summers, fez a solicitação perante a Corte de Magistrados de Westminster em nome do seu cliente, com o argumento de que, dado que em maio do ano passado a Suécia encerrou o caso e suspendeu seu mandato de detenção internacional, a ordem de detenção britânica “perdeu seu propósito”.

A vigência desta segunda ordem, cursada pela própria corte de Westminster contra o jornalista por violar sua liberdade condicional quando se refugiou na embaixada, ordena que Assange seja preso pela polícia legação diplomática.

Antes da audiência de hoje, a equipe legal de Assange declarou à imprensa que seu objetivo é “questionar o status da ordem” emitida no Reino Unido.

“Dado que as diligências (na Suécia) finalizaram, e o tipo de ordem que é, o argumento é que não se sustenta porque estava vinculada a tais diligências”, disse a advogada Gareth Pierce, segundo o jornal “The Guardian”.

Fontes da promotoria britânica explicaram, por sua vez, que Assange “quer que se invalide a sua ordem de detenção pelo fato de que os suecos confirmaram que a sua ordem de extradição não está ativa”.

“Quer que, em consequência, se retire também a ordem de detenção” da Justiça local, acrescentaram.

Se o recurso do jornalista, de 46 anos, obtiver sucesso e conseguir a anulação da ordem de detenção, em teoria Assange poderia sair do seu refúgio diplomático sem medo de ser detido.

A Justiça sueca requeria Assange desde 2010 por supostos delitos sexuais cometidos na Suécia, que ele sempre negou, mas no ano passado finalmente arquivou a causa por considerar que não podia avançar na investigação.

No entanto, a polícia de Londres disse que Assange seria detido mesmo assim, se saísse da embaixada, devido ao fato de que seguia vigente a ordem de detenção emitida por Westminster.

Em uma tentativa de desbloquear a situação e para que Assange pudesse sair de sua embaixada, o governo do Equador lhe concedeu em dezembro do ano passado a nacionalidade equatoriana e pediu para ele um status diplomático, mas o governo do Reino Unido negou a solicitação.

Julian Assange, cuja saúde é precária após mais de cinco anos enclausurado, se recusa a sair da embaixada sem garantias porque acredita que, se for detido, poderá ser extraditado aos Estados Unidos, onde teria que responder pelas revelações do seu portal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.