Ataque armado contra centro universitário da Nigéria deixa vários mortos

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 14h15

Lagos, 17 set (EFE).- Um grupo de homens armados atacou nesta quarta-feira a Universidade Federal de Educação na cidade nigeriana de Kano, no norte do país, deixando um número indeterminado de mortos, informou a imprensa local.

O ataque aconteceu por volta das 14h local (10h,em Brasília), e durante o mesmo foram registradas várias explosões.

Segundo relataram algumas testemunhas citadas pelo jornal local “The Vanguard”, foram ouvidas diferentes explosões seguidas de disparos, o que provocou a fuga de muitos estudantes e residentes da zona.

Trata-se do terceiro ataque perpetrado contra um centro educativo nessa mesma cidade, depois que em 30 de julho dois estudantes morreram em um atentado suicida com bomba perpetrado por uma mulher no Centro Universitário de Estudos Islâmicos e Legais na mesma cidade.

Além disso, em 23 de junho, outras oito pessoas morreram após a explosão de uma bomba na Escola de Saúde.

Nesse mesmo mês também foram atacadas uma estação de ônibus, uma igreja e um posto de gasolina, atentados que somaram dezenas de mortos.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado a autoria deste ataque, suspeita-se que seja responsabilidade da milícia radical islâmica Boko Haram, que nos últimos meses desenvolveu uma especial campanha de violência sobre o também chamado estado de Kano.

Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta por impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul.

Neste ano, Boko Haram assassinou cerca de três mil pessoas, e a cerca de 12 mil desde 2009, segundo os cálculos do governo nigeriano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.