Ataque atribuído às Farc deixa 1 policial morto, 4 feridos e 3 desaparecidos

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 13h32

Bogotá, 22 nov (EFE).- Pelo menos um policial morreu, quatro ficaram feridos e três estão desaparecidos depois de um ataque atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na madrugada deste sábado contra um posto policial na ilha Gorgona, no Pacífico colombiano.

Os policiais foram atacados com bombas e rajadas de fuzil por guerrilheiros que chegaram em lanchas e, na ação, morreu o tenente John Álvaro Suárez Carvajal, segundo disse à “Blu Radio” o coronel Juan Carlos Ramírez, comandante da polícia do Cauca, departamento do sudoeste ao qual pertence administrativamente a ilha.

Em declarações à imprensa local, o governador do Cauca, Temístocles Ortega, atribuiu o ataque às Farc e detalhou que “o posto ficou destruído”.

Ortega acrescentou que os feridos foram transferidos a Cali, capital do departamento vizinho de Valle del Cauca.

Situada a 35 quilômetros do litoral no Pacífico colombiano, a ilha Gorgona, que é um parque natural, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1984 pela riqueza de sua fauna e flora.

A Gorgona foi no século passado a prisão mais temida da Colômbia e para lá eram enviados os criminosos mais perigosos do país até que em 1985 o governo decidiu fechar o presídio e transformá-lo em um parque natural.

O novo ataque acontece no momento em que a Colômbia espera a anunciada libertação do general Rubén Darío Alzate, que no domingo passado foi sequestrado no casario de Las Mercedes, no departamento de Chocó.

Junto com o general Alzate também foram sequestrados o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego, motivo pelo qual o presidente colombiano Juan Manuel Santos ordenou a suspensão dos diálogos de paz com as Farc.

Até o momento o Ministério da Defesa não se pronunciou sobre este novo ataque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.