Ataque com carros-bomba no leste do Iraque mata pelo menos oito pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2015 08h51

Bagdá, 28 fev (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram neste sábado e 46 ficaram feridas em um ataque com carros-bomba registrado na província iraquiana de Diyala, no leste do país, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Segundo a fonte, dois carros-bomba explodiram de maneira simultânea em um mercado popular da cidade de Baldruz, 30 quilômetros de Baquba, capital da província de Diyala.

Entre os feridos há 16 em estado grave, por isso que não está descartada da possibilidade do de mortos aumentar, acrescentou a fonte.

Por outro lado, três membros das Forças de Segurança iraquianas perderam a vida e sete ficaram feridos em um enfrentamento com jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), na comarca de Samarra, situada na província de Saladino, ao norte de Bagdá.

A fonte explicou que o tiroteio explodiu depois que três suicidas ao volante de três veículos carregados de explosivos tentaram atacar a população do Sul Shanas, ao nordeste de Samarra, localizada a 120 quilômetros da capital.

Os agentes de segurança conseguiram abortar o ataque e os terroristas detonaram os veículos antes de chegar a seu alvo, que não foi precisado pela fonte.

Os três suicidas morreram no ataque que, segundo a fonte, tinha como objetivo entorpecer a ofensiva em curso lançada pelo Exército iraquiano na província de Saladino contra o grupo Estado Islâmico.

Também na província de Saladino, dois membros das milícias de voluntários xiitas, formadas para combater os jihadistas, morreram pelos disparos de um franco-atirador na população de Al Farhatiya, 20 quilômetros ao sul de Samarra.

O Iraque está desde junho imerso em uma guerra contra o EI, que proclamou um califado em zonas desse país e da Síria.

Segundo a missão das Nações Unidas no Iraque (Unami), pelo menos 1.375 pessoas morreram e 2.240 ficaram feridas em atos terroristas e de violência no país árabe durante o mês de janeiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.