Ataque contra comboio da ONU deixa seis mortos no Mali

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2015 12h06
Mantenedores de paz da ONU em Kouroume, no Mali, em maio. 13/05/2015 REUTERS/Adama Diarra REUTERS/Adama Diarra Mantenedores de paz da ONU em Kouroume

Pelo menos seis boinas azuis morreram e cinco ficaram feridos após uma emboscado supostamente feita por jihadistas contra um comboio de veículos da missão da ONU no Mali (Minusma), informou nesta quinta-feira a entidade em comunicado.

O ataque aconteceu entre Achararne e Douetiré, nas cercanias de Goundam, entre Timbuktu e a fronteira com a Mauritânia.

O comboio era composto por soldados de Burkina Fasso e, após o ataque, dois de seus veículos ficaram completamente carbonizados, segundo informaram fontes médicas da ONU em Bamaco.

O número de mortos pode aumentar, já que o balanço oferecido pela Minusma é ainda “preliminar”.

Desde Timbuktu, a Minusma enviou “helicópteros de ataque” e vários veículos terrestres ao local, para socorrer os feridos e evacuar os falecidos.

O ataque ocorre quando os problemas entre tuaregues e governo central deram uma acalmada após a assinatura do acordo de paz por parte da maior organização tuaregue, a Coordenadora de Movimentos do Azawad.

No fim de semana passado, os jihadistas atacaram um quartel militar em Nara, cidade situada também perto da fronteira mauritana, além de Fakola, outro povoado muito afastado dali, no extremo sul do país, junto à Costa do Marfim.

O chefe da Minusma, Mongi Hamdi, condenou “este crime” e disse que seus responsáveis devem ser encontrados e levados perante a justiça o mais rápido possível.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.