Ataque do governo sírio mata dezenas de civis e crianças

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2018 11h06 - Atualizado em 20/02/2018 11h09
EFE/ Mohammed Badra Criança ferida em bombardeio a leste de Ghouta é atendida em hospital de Douma nesta terça (20) em um dos ataques mais sangrentos do governo desde o início da guerra civil na Síria

Pelo menos 194 civis, entre eles 52 crianças, foram mortos entre esta segunda (19) e terça-feira (20) em menos de 40 horas de intensos ataques aéreos e de artilharia contra diferentes partes de Ghouta Oriental, o principal reduto opositor nos arredores de Damasco, segundo o relatório mais recente do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, o número de mortes pode subir pois ainda há “dezenas de desaparecidos, muitos dos quais sob os escombros ao leste de Ghouta”. O Observatório relata ainda a “deterioração” da situação de saúde e alimentação dos sobreviventes, que são impedidos de receber ajuda humanitária e medicamentos.

As zonas de Ghouta Oriental que foram alvo dos ataques são Al Nashabie, Otaya, Arbin, Zamalka e Mesraba. A região, habitada por 400 mil pessoas, é uma das últimas regiões próximas à capital que concentram rebeldes contra o governo de Bashar al-Assad e o governo local intensificou o cerco e os ataques à região desde o início de fevereiro.

A Defesa Civil da Síria, que faz serviços de resgate em áreas fora do controle do governo, informou no Twitter a morte de 24 civis em 15 bombardeios e dezenas de disparos de artilharia contra Al March, onde se localiza Otaya.

Os também chamados capacetes brancos confirmaram que sete pessoas morreram em ataques aéreos em Arbin e outras quatro em Al Nashabia.

Além disso, denunciaram que suas equipes foram alvo de ataques quando trabalhavam para evacuar as vítimas dos bombardeios em Mesraba.

O grupo postou um vídeo em que tenta ajudar os feridos em Ghouta em meio a intensa fumaça quando outra bomba explode próximo ao local. Veja:

Outro registro em vídeo aponta o desespero de civis feridos, mulheres e crianças para ao terem de evacuar suas residências na cidade de Mesraba, na mesma região:

Outro vídeo, que contém IMAGENS FORTES, mostra a tentativa de resgate de um bebê, pelos “capacetes brancos”, na cidade de Douma:

O Observatório Sírio lembrou que desde o último domingo pelo menos 194 pessoas morreram em bombardeios de aviões não identificados e disparos de artilharia, estes últimos por parte das forças governamentais, em Ghouta Oriental: 17 morreram no domingo; enquanto 127, ontem, que se somam às vítimas de hoje.

Os 127 mortos de ontem representam o maior número de baixas em Ghouta Oriental desde 2015.

Além disso, pelo mais de mil pessoas ficaram feridas nos últimos três dias.

Com informações complementares da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.