Ataque do PKK mata três soldados turcos e um guerrilheiro curdo

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 08h40

Istambul, 30 jul (EFE).- Três soldados turcos e um suposto membro da guerrilha curda morreram nesta quinta-feira durante o ataque a um comboio militar na província de Sirnak, no sudeste da Turquia, segundo anunciou o Exército em seu site.

O tiroteio, pelo qual as Forças Armadas responsabilizam o PKK, aconteceu durante a manhã e eleva a nove o número de membros das forças de segurança turcas assassinados em ataques da guerrilha desde que foi rompida na sexta-feira a trégua e o processo de paz iniciado em março de 2013.

Também foi atribuída ao PKK a morte, ontem à noite, de um civil no ataque contra um carro patrulha no qual também morreu um agente e outro civil ficou ferido na província de Diyarbakir.

Em seu comunicado, o exército atribui o ataque a uma “organização terrorista separatista”, a forma de se referir habitualmente à guerrilha curda.

O fato aconteceu quando os uniformizados, pertencente à gendarmaria, um corpo policial militar, tentava fazer a segurança uma estrada.

O Exército anunciou que enviou drones, helicópteros e comandos de forças especiais à zona para deter os atacantes.

Desde domingo, a guerrilha realizou diariamente vários ataques, sabotagens, emboscadas e sequestros, normalmente dirigidos contra a polícia e Exército, enquanto o governo envia quase todos os dias caças F-16 para bombardear os refúgios do PKK no norte do Iraque e no sudeste da Turquia.

Além disso, hoje ocorreu um atentado com explosivo contra a via do trem de passageiros Ancara-Teerã na província turca de Bingöl, que unicamente causou danos materiais e não interrompeu por muito tempo a circulação, informa a agência “Anadolu”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.