Ataque suicida no Afeganistão mata seis e fere 40

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 04h25

Cabul, 30 ago (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram e 40 ficaram feridas em um ataque suicida neste sábado contra os escritórios dos serviços de inteligência afegãos na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão.

O ataque aconteceu durante a madrugada em Jalalabad, a capital provincial, quando um insurgente detonou os explosivos próximo ao centro de inteligência, afirmou ao canal afegão “Tolo” o porta-voz do governador de Nangarhar, Zia Abdulzai.

Segundo o porta-voz, a explosão buscava abrir caminho para que um segundo suicida entrasse no local, mas ele foi baleado pelas forças de segurança afegãs.

Logo depois houve um tiroteio entre as tropas que protegiam as instalações e outros insurgentes, mas Abdulzai não esclareceu se o combate tinha acabado quando falou com a imprensa, no começo da manhã.

O porta-voz explicou que entre os feridos há dez civis, e não deu mais detalhes sobre a identidade dos mortos.

Um porta-voz talibã, Zabiula Mujahid, reivindicou o ataque contra os escritórios dos serviços de inteligência afegãos por “vários” insurgentes, “que levam armas leves e pesadas”, segundo a agência local “AIP”.

Os atentados suicidas são, junto dos artefatos explosivos improvisados (IED), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais violentos desde que as forças de segurança afegãs se tornassem responsáveis após a retirada paulatina da Isaf, que terminará definitivamente no final de 2014.

Além disso, o país asiático está em pleno processo eleitoral, com a auditoria da apuração dos votos das eleições presidenciais após as denúncias de fraude, o que adiou a posse do novo presidente afegão.

Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados em território afegão até o fim de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.