Ataques matam 5 soldados israelenses em Gaza e perto da fronteira

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 17h22

Jerusalém, 28 jul (EFE).- Cinco soldados israelenses morreram nesta segunda-feira em diferentes ações na Faixa de Gaza e perto da fronteira com Israel, informou o exército em comunicado.

Um deles, de 20 anos e oriundo de Jerusalém, morreu em combate no sul da Faixa de Gaza, enquanto os outros quatro morreram na área fronteiriça de Gaza em consequência de ataques de morteiro por parte das milícias palestinas.

Desde o início da ofensiva Limite Protetor, há três semanas, 48 soldados e oficiais israelenses morreram em combate ou como consequência do disparo de projéteis de Gaza.

Além disso, dois civis israelenses e um trabalhador tailandês morreram pelo impacto de projéteis lançados por milícias palestinas.

O exército confirmou pouco antes a tentativa por parte de um comando palestino de realizar um ataque contra a comunidade israelense de Nahal Oz, fronteiriça com Gaza, atentado que foi frustrado pelas forças israelenses que abriram fogo e mataram um dos atacantes.

Meios de comunicação israelenses informaram ainda que quatro milicianos palestinos tinham sido abatidos por forças israelenses pouco após sair de um túnel junto ao kibutz de Nahal Oz, a uma distância de 2,5 quilômetros do bairro de Shayaia, no leste da Cidade de Gaza.

Uma hora antes os mesmos meios haviam divulgado a notícia da morte de quatro israelenses pelo impacto de uma série de morteiros contra um kibutz do conselho regional de Eshkol.

Trata-se do mesmo número de falecidos e as circunstâncias são similares às da morte dos quatro soldados mortos informados pelo exército em seu comunicado, motivo pelo qual poderia tratar-se do mesmo fato.

As Forças Armadas israelenses advertiram hoje à população das comunidades dessa área, vizinha a Gaza e conhecida como Shaar Haneguev, que permanecessem em suas casas perante o temor de um novo atentado por parte de comandos palestinos.

Logo após o ataque em Eshkol, o exército israelense advertiu os moradores dos bairros da Cidade de Gaza de Shayaia e Zeitoun, e aos de Jabalya, que abandonassem suas casas e se dirigissem ao centro da cidade.

Após essas advertências, a aviação militar e a artilharia israelense começaram a bombardear hoje com extrema intensidade esses pontos situados no centro da Cidade de Gaza.

Desde o início da ofensiva morreram mais de mil palestinos em Gaza por fogo israelense e os feridos já superam os seis mil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.