Atentado dentro de ônibus mata duas pessoas na Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 11h11

Lagos, 1 mar (EFE).- Duas terroristas suicidas vestidas com véu islâmico mataram neste domingo duas pessoas ao atearem fogo em si mesmas dentro de um ônibus em um povoado do nordeste da Nigéria, em um ataque atribuído ao grupo jihadista Boko Haram, informou o jornal “Sunday Truste”.

As duas mulheres suicidas se atearam fogo quando o resto de passageiros já tinha abandonado o veículo, que partia da cidade de Njamdu, no estado de Borno, a Damaturu, capital do estado vizinho de Yobe.

O motorista do ônibus tinha pedido a elas que abandonassem o ônibus ao notar um comportamento estranho.

As duas vítimas mortais eram dois transeuntes que estavam no local.

O incidente, ocorrido no sábado, é o último de uma série de ataques de militantes da seita islamita Boko Haram no nordeste do país, depois que o Exército nigeriano recuperou o controle de várias localidades tomadas pelos fundamentalistas.

As Forças Armadas lançaram em 14 de fevereiro uma nova ofensiva para recuperar territórios em mãos de Boko Haram, que dirigiu seus últimos atentados contra estações de ônibus e outros espaços movimentados por civis.

Segundo as autoridades, os islamitas se centram em “alvos fáceis” após terem sido debilitados pela última campanha do Exército.

O governo nigeriano adiou até 28 de março, devido aos repetidos massacres do Boko Haram, as eleições presidenciais, previstas inicialmente para 14 de fevereiro.

O grupo terrorista procura impor a “sharia” ou lei islâmica no nordeste da Nigéria, de maioria muçulmana no norte.

Suas ações indiscriminadas contra civis provocaram milhares de mortos nos últimos anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.