Atentado suicida em universidade na Nigéria deixa pelo menos dois mortos

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 14h02

Lagos, 30 jul (EFE).- Pelo menos dois estudantes morreram e sete ficaram gravemente feridos nesta quarta-feira em um atentado suicida cometido por uma mulher no Centro Universitário de Estudos Islâmicos e Legais, na cidade de Kano, na Nigéria, informou a polícia.

A terrorista se ateou fogo por volta das 14h30 locais (10h30 de Brasília) e detonou uma bomba no momento em que os estudantes aguardavam em uma fila para consultar os resultados de seus exames e as listas de admissão, segundo imprensa local.

A polícia suspeita que o ataque tenha sido praticado pela seita radical islâmica Boko Haram, que está realizando uma intensa campanha de violência nos estados do norte do país.

Este é o quarto ataque em seis dias na cidade, capital do estado homônimo da Nigéria, e o quinto em pouco mais de um mês.

O primeiro, ocorrido em 23 de junho, teve como alvo outra instituição de universitária, Escola de Saúde de Kano, que deixou oito pessoas mortas pela explosão de uma bomba.

Os outros três ocorreram nos dias 24, 27 e 28 de junho, em uma estação de ônibus, em uma igreja e nas proximidades de um posto de gasolina, respectivamente.

Este último, que provocou a morte de quatro pessoas, também foi cometido por uma mulher.

Kano é um dos estados mais atingidos pela violência do Boko Haram, ao lado de Adamawa, Yobe e Borno (reduto espiritual e operacional de seus fiéis).

Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul.

Neste ano, o Boko Haram assassinou cerca de três mil pessoas. Desde 2009, o grupo já matou aproximadamente 12 mil cidadãos, segundo os cálculos do governo nigeriano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.