Ativistas sul-coreanos enviam balões com propagandas à Coreia do Norte

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 02h58

Seul, 26 out (EFE).- Ativistas sul-coreanos enviaram milhares de balões com propagandas contra o regime de Kim Jong-un à Coreia do Norte, apesar das advertências de Pyongyang e a forte oposição de moradores da região, que temem confrontos.

Os ativistas, muitos deles refugiados norte-coreanos, enviaram cerca de 20 mil panfletos poucas horas depois de centenas de sul-coreanos residentes na fronteira terem os impedido de atingir seu objetivo, tendo como argumento o risco de um confronto militar, disse neste domingo a imprensa local.

Esses moradores já haviam pedido ao grupo durante toda a semana para que desistisse da ideia. No último dia 10, o exército norte-coreano abriu fogo contra os balões, o que acabou provocando uma troca de tiros com tropas sul-coreanas na fronteira.

No entanto, os ativistas foram ao Observatório de Odusan, a 22 quilômetros a oeste do lugar onde originalmente tinham planejado soltar os balões, e cumpriram seu plano, segundo o jornal “Korea Herald”.

Horas antes, 200 moradores do município de Paju, na fronteira entre as duas Coreias, tinham bloqueado o acesso dos manifestantes ao parque de Imjingak, de onde pretendiam soltar os balões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.