Austrália manteve grupo de imigrantes detido por um mês em alto-mar

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 23h03

Sydney (Austrália), 26 mai (EFE).- As autoridades australianas mantiveram um grupo de solicitantes de asilo vietnamitas detidos em alto-mar durante um mês, antes de devolvê-los a seu país de origem, informou nesta terça-feira (data local) a imprensa local.

O chefe da Operação Fronteiras Soberanas, Andrew Bottrell, informou a um comitê do Senado que este grupo de 46 pessoas, entre elas crianças, foi interceptado em 20 de março de 2015 e detido até 18 de abril.

O funcionário explicou que os refugiados foram submetidos a interrogatórios individuais em alto-mar e investigados, o que significa que nenhum deles teve o amparo das obrigações de proteção da Austrália.

No entanto, Bottrell assegurou que os 46 solicitantes de asilo “receberam os mais altos padrões de atendimento médico, alimentos e alojamento”, segundo a emissora “ABC”.

O governo australiano tem uma ferrenha política contra a imigração ilegal que inclui obrigar as embarcações a retornar a seus pontos de embarque e a detenção dos imigrantes em terceiros países enquanto suas solicitações de asilo são processadas.

Se estes pedidos são aceitos, os imigrantes são realocados em outro país fora da Austrália. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.