Áustria detém 13 pessoas por promover a jihad entre jovens muçulmanos

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 11h49

Viena, 28 nov (EFE).- A Polícia da Áustria deteve nesta sexta-feira 13 pessoas acusadas de distribuir propaganda jihadista em relação ao recrutamento de jovens para ser enviados para lutar na Síria, informou à Agência Efe a Promotoria da cidade de Graz, que comanda a investigação.

“A operação tinha como objetivo suspeitos de pertencerem a associações terroristas em relação ao recrutamento de jovens para a guerra civil na Síria”, especificou a Promotoria em comunicado.

As detenções aconteceram em Graz e Viena. Além disso, outras 16 pessoas foram submetidas a interrogatórios.

Segundo a emissora pública “ORF”, no desdobramento policial participaram 900 agentes que revistaram várias casas e veículos.

“Nas casas revistadas foi confiscado material de propaganda terrorista, suportes de dados eletrônicos, dinheiro e uma arma proibida”, enumerou a Promotoria em seu relatório.

A “ORF” acrescenta que na operação foram revistadas também mesquitas e lugares de oração.

Segundo esse meio, no centro da investigação está um missionário de origem bósnia que é considerado parte do aparelho de propaganda do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Esse clérigo faria parte de um grupo dedicado a radicalizar jovens muçulmanos e recrutá-los para lutar na Síria.

A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, assegurou à agência “APA” que esta operação é uma nova confirmação da mensagem que as autoridades querem enviar aos jihadistas: “Aqui vocês não tem certeza de nada”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.