Áustria prende homem que transportava 26 refugiados em caminhão

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 13h39
EFE Peritos forenses inspecionam caminhão onde imigrantes foram encontrados mortos

A Polícia da Áustria prendeu neste sábado um cidadão romeno, de 29 anos, que conduzia um caminhão com 26 refugiados, entre eles três crianças em estado grave.

Os agentes interceptaram o veículo na cidade de Sankt Peter am Hart, próxima à fronteira com Alemanha. Os 26 refugiados procediam da Síria, Afeganistão e Bangladesh, confinados em um lugar apertado, com pouca ventilação.

As crianças estavam em estado grave devido à falta de oxigenação e à desidratação causada pelo calor. Eles foram levados a um hospital na cidade de Braunau, acompanhados de seus pais, e a princípio não correm risco de morrer.

“Foi por muito pouco. Eles não teriam suportado essa tortura por muito mais tempo, disseram os médicos”, disse o porta-voz da polícia, David Furtnet, à rádio austríaca “ORF”.

Segundo as autoridades, os agentes deram ordem para que o veículo suspeito estacionasse, mas o motorista não respeitou o pedido e fugiu, sendo perseguido e parado na sequência.

A promotoria da Áustria determinou que o romeno fosse transferido à penitenciária de Reid. Ele será acusado por tráfico de pessoas.

O caso ocorreu dois dias depois de os corpos de 71 refugiados, provavelmente mortos por asfixia, terem sido encontrados em um caminhão frigorífico abandonado em uma estrada do leste do país.

Um juiz húngaro determinou a prisão preventiva por um mês para os quatro presos suspeitos de serem os responsáveis pela tragédia, três búlgaros e um afegão.

O jornal “Österreich” calculou que, em um espaço de apenas 15 metros quadrados e fechado hermeticamente, como era o caso do compartimento de carga do caminhão, as 71 pessoas teriam morrido por falta de oxigênio depois de 63 minutos.

As autoridades austríacas acreditam que, no momento em que o caminhão foi encontrado, as vítimas já estavam mortas entre 24 e 36 horas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.