Áustria reforça fiscalização de veículos para conter máfias de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 14h20

Viena, 30 ago (EFE).- A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, anunciou neste domingo medidas extraordinárias de controle policial em estradas para lutar contra o transporte ilícito de pessoas com o objetivo de “salvar vidas de refugiados”.

“A mensagem é clara: eles não se sentirão seguros na Áustria. Aqui os traficantes são capturados e terminam atrás das grades”, disse a ministra em comunicado.

As novas medidas foram tomadas depois de 71 pessoas terem sido encontradas mortas em um caminhão frigorífico abandonado em uma estrada no leste do país na última quinta-feira. Ontem, outro veículo foi detido com 26 refugiados, entre eles três crianças em estado grave de desidratação.

“A partir da noite de hoje e por tempo indefinido, vamos parar e controlar os veículos com capacidade para esconder pessoas nas passagens fronteiriças mais importantes da região leste”, explicou a ministra em comunicado.

Na nota, Johanna lembrou que o tráfego ilícito de pessoas é responsável pela tragédia das 71 pessoas que morreram provavelmente asfixiadas, aglomeradas em apenas 15 metros quadrados do compartimento do caminhão abandonado. Eles seriam refugiados provenientes da Síria, apesar das nacionalidades e circunstâncias do crime ainda estarem sendo investigados pelas autoridades.

“A falta de escrúpulos das máfias de traficantes de pessoas quase custou ontem a vida de três crianças. Nos vemos enfrentando criminosos de uma brutalidade extraordinária. Por isso, temos que enfrentá-los com uma firmeza também extraordinária”, disse Johanna.

“Esses criminosos contam com redes internacionais, por isso temos que combatê-los também de forma internacional. As medidas que propomos estão em sintonia com nossos vizinhos”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.