Autoridades ucranianas confirmam apenas um morto em tiroteio em Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 20/04/2014 07h45

Donetsk (Ucrânia), 20 abr (EFE).- As autoridades da Ucrânia informaram neste domingo que apenas uma pessoa morreu no tiroteio que aconteceu durante a madrugada em um posto de controle na cidade de Slaviansk, na região de Donetsk, onde manifestantes pró-Rússia tomaram vários prédios públicos e a delegacia local.

Além disso, outras três pessoas teriam ficado feridas e levadas para hospitais, segundo um porta-voz do Ministério do Interior.

De acordo com a imprensa russa, no entanto, que cita fontes dos insurgentes, pelo menos cinco pessoas morreram no ataque ocorrido em Slaviansk. Donetsk é o epicentro da sublevação contra Kiev.

“Três moradores de Slaviansk foram mortos nesta noite por desconhecidos que atacaram um posto de controle no norte da cidade”, informou o canal de televisão russo “Vesti”.

Além disso, dois integrantes do grupo armado que atacou o posto de controle teriam morrido durante a ação. Segundo os insurgentes, homens desconhecidos chegaram em carros e “começaram a disparar”.

Os manifestantes pró-Rússia afirmaram que tinham tomado dois carros dos agressores, e em seu interior encontraram símbolos, armas e explosivos do grupo ultranacionalista Setor de Direitas, a força de choque nos distúrbios ocorridos em fevereiro em Kiev e que terminaram com a queda do presidente Viktor Yanukovich.

Os insurgentes consideram que o ataque representa a ruptura da trégua declarada pelos rebeldes e as forças de segurança por ocasião da Páscoa ortodoxa.

“Lembro que na véspera a resistência anuncia uma trégua durante as festas. Agora, a trégua se quebrou. Avaliamos a ação como uma provocação”, disse um porta-voz rebelde à agência oficial russa “RIA Novosti”.

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou na sexta-feira a interrupção da fase ativa da operação antiterrorista em Donetsk durante as festas da Páscoa ortodoxa, que coincide neste ano com a católica.

Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e a União Europeia chegaram na quinta-feira em Genebra (Suíça) a um acordo que determina, entre outras coisas, o desarmamento das milícias irregulares pró-Rússia e o desalojamento dos prédios públicos.

No entanto, as milícias russófonas afirmaram que antes os grupos ultranacionalistas do oeste do país, como o Setor de Direitas, e o Maidan (coração dos protestos em Kiev) devem ser desmantelados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.