Avós de Praça de Maio restituem identidade da neta de uma de fundadoras

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2014 23h02

Buenos Aires, 22 ago (EFE).- As Avós da Praça de Maio anunciaram nesta sexta-feira a restituição da identidade da neta de uma das fundadoras da associação, que foi roubada de seus pais durante a última ditadura argentina, com o que somam 115 os netos “recuperados”.

Ana Libertad, de 37 anos, conheceu sua verdadeira identidade graças a uma investigação iniciada em 2010 após uma denúncia recebida pelas Avós, informou a presidente do organismo humanitário, Estela de Carlotto.

“Trata-se da neta de Alicia (Zubasnabar de la Cuadra), uma das fundadoras da associação que infelizmente faleceu em 2008 sem abraçá-la”, disse Carlotto ao abrir a conferência.

“Foi a primeira presidente de Avós e buscou sua neta até o dia de sua morte”, acrescentou Carlotto, que recentemente pôde conhecer seu neto, também roubado, que buscava há 36 anos.

Ana Libertad é filha dos argentinos Héctor Carlos Baratti e Elena de la Cuadra, dois militantes do partido marxista-leninista que foram sequestrados na cidade de La Plata, 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires.

A mulher nasceu em cativeiro o 16 de junho de 1977 na quinta delegacia de La Plata, onde se encontravam seus pais, e vive hoje em um país europeu, onde fez o exame de DNA de maneira voluntária, informou a presidente das Avós da Praça de Maio.

“Celebramos esta notícia e expressamos uma profunda alegria por esta nova conquista que é fruto das políticas públicas impulsionadas pelo Estado nacional e pelo exemplo de luta constante de nossas queridas Avós”, afirmou em comunicado a Secretaria de Direitos Humanos da Argentina.

A nova restituição de identidade acontece 17 dias após a presidente das Avós anunciar a recuperação de seu neto, Ignacio Guido Montoya de Carlotto.

A notícia comoveu a sociedade argentina e provocou uma inundação de consultas e denúncias na entidade e na Comissão Nacional pelo Direito à Identidade (Conadi), onde se triplicaram as ligações em apenas um dia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.