Bachelet e Abe se encontram para aprofundar relações entre Chile e Japão

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2014 14h23

Santiago do Chile, 31 jul (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reuniram-se nesta quinta-feira em Santiago para dialogar sobre o aprofundamento das relações entre seus respectivos países.

Abe, que se encontra desde ontem no Chile em uma viagem por vários países da região, foi recebido com honras ao chegar no Palacio de la Moneda, sede do governo chileno, onde depois manteve uma reunião de trabalho com Bachelet.

O aprofundamento das relações políticas e econômicas entre ambos os países, que mantêm há vários anos um tratado de livre-comércio que tornou as duas nações grandes parceiros comerciais, foi o eixo da conversa entre ambos os governantes, segundo fontes do Palacio de la Moeda.

Mais tarde, Bachelet se encontrará com empresários japoneses que acompanham Abe e depois a presidente chilena e o primeiro-ministro japonês concederão uma coletiva de imprensa.

Na quarta-feira, após sua chegada ao Chile, Shinzo Abe reuniu-se com a comunidade japonesa local e inaugurou, por meio de uma teleconferência realizada em Santiago, a mina Caserones, a primeira operada por japoneses no país, situada na região de Atacama.

“O Japão reforçará ainda mais as relações mineradoras com o Chile, em um âmbito de economias livres e abertas”, destacou o primeiro-ministro japonês ao inaugurar a mina, que pertence à mineradora Lumina Copper e produzirá até 150 mil toneladas de cobre anuais.

Shinzo Abe viajará hoje mesmo ao Brasil e depois visitará o México, Colômbia, Peru e Trinidad e Tobago. EFE

gs/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.