Bahrein realiza eleições parlamentares em meio a boicote opositor

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 07h29

Manama, 22 nov (EFE).- O Bahrein realiza neste sábado eleições parlamentares e municipais em meio ao boicote da oposição e à tensão nas ruas, onde alguns incidentes aconteceram apesar do forte desdobramento policial.

Os colégios eleitorais abriram às 8h (horário local, 3h de Brasília) e está previsto que fechem às 20h (15h).

Nas regiões favoráveis ao Governo, de maioria sunita ou mista, várias pessoas faziam fila para depositar seu voto, enquanto nas áreas de maioria xiita só alguns poucos eleitores tinham ido votar, a maioria dos quais permaneciam vazios, segundo pôde constatar a Agência Efe.

Essa baixa participação nestas últimas regiões é motivada pelo boicote convocado pelos partidos opositores.

Um total de 266 candidatos se apresentou às legislativas, embora um deles já tenha ganhado sua cadeira depois que os outros dois com os quais competia em sua circunscrição se retiraram da disputa, por isso que os eleitores deverão escolher outros 39 deputados para completar os 40 assentos dos quais o Parlamento é composto.

Apesar de sua proibição, houve pequenas manifestações que derivaram em distúrbios esporádicos em algumas partes e estradas que tinham sido fechadas pelos opositores e que a Polícia pretendia desimpedir.

O Bahrein, um país de maioria xiita mas governado por uma monarquia sunita, foi cenário desde 2011 de protestos populares que foram reprimidos pelas autoridades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.