Baltimore suspende toque de recolher depois de seis dias

  • Por EFE
  • 03/05/2015 13h08
EFE Protestos em Baltimore

A prefeita de Baltimore (Maryland, EUA), Stephanie Rawlings-Blake, anunciou neste domingo a suspensão do toque de recolher instaurado há seis dias depois dos distúrbios e saques ocorridos na cidade após o funeral do jovem Freddie Gray, morto enquanto estava em custódia policial.

“Com efeito imediato, rescindi minha ordem de instaurar um toque de recolher em toda a cidade”, assegurou Rawlings-Blake em comunicado .

“Meu objetivo sempre foi não manter o toque de recolher um dia além do necessário”, acrescentou.

O toque de recolher, que obrigava todos os habitantes da cidade a não sair de suas casas entre 22h e 5h, foi implantado na segunda-feira como resposta à onda de saques e violência suscitada em Baltimore após o funeral de Gray, de 25 anos.

Para conter os distúrbios, o governador de Maryland, Larry Hogan, ordenou também o desdobramento de cerca de dois mil soldados da Guarda Nacional.

“(O toque de recolher) não foi uma decisão fácil, mas achei necessária para ajudar a restaurar a tranquilidade na cidade”, indicou Rawlings-Blake.

Durante a semana, continuaram os protestos e manifestações contra o abuso policial em Baltimore, embora com a passagem dos dias foram adquirindo um ambiente pacífico, e ontem milhares de manifestantes se concentraram perante a Prefeitura no centro da cidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.