Ban Ki-moon marca reuniões com Putin, em Moscou, e com Poroshenko, em Kiev

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2015 16h53

Nações Unidas, 4 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará nesta semana a Kiev, onde encontrará o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e a Moscou, onde fará o mesmo com o líder russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira a organização.

Ban estará na capital da Ucrânia no próximo sábado e deve se reunir, além de Poroshenko, com outros membros do governo.

Em seguida, o diplomata sul-coreano se deslocará a Moscou para participar, em 9 de maio, da comemoração pelo 70º aniversário do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista.

Segundo explicou hoje seu porta-voz, durante sua estadia na capital russa Ban se reunirá com Putin e outros líderes presentes nas celebrações.

Entre os líderes de outros países que participarão de alguns atos do Dia da Vitória estarão os de Alemanha, China, Cuba, República Tcheca, Eslováquia, Macedônia, Palestina, África do Sul, Bósnia, Sérvia, Venezuela, Vietnã, Chipre, Zimbábue, Mongólia e Índia.

Junto com Ban, a ONU estará representada pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Antes de chegar a Kiev e Moscou, o secretário-geral das Nações Unidas estará na quinta-feira na cidade polonesa de Gdansk para participar de outra comemoração pelo fim da Segunda Guerra Mundial.

Entre outros, deve reunir-se ali com o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, segundo antecipou hoje a ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.