Ban Ki-moon pede mais cooperação para combater terrorismo internacional

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2015 15h05

Nações Unidas, 29 mai (EFE).- A ONU fez um pedido nesta sexta-feira para reforçar a cooperação no combate ao recrutamento de terroristas estrangeiros, que teve um dramático aumento nos últimos meses.

“Nenhum país pode enfrentar este desafio sozinho”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na abertura de uma sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas convocada para abordar o problema.

Ban afirmou que entre setembro de 2014 e março deste ano o número de terroristas estrangeiros na organização jihadista Estado Islâmico e em outros grupos cresceu 70%.

Em setembro, o Conselho de Segurança da ONU realizou uma sessão de nível máximo, de chefes de Estado e de governo, para coordenar medidas internacionais para lutar contra o recrutamento de estrangeiros para a jihad.

Ban citou um relatório feito por uma equipe encarregada das sanções contra pessoas que apoiam a Al Qaeda e outros grupos que calcula 25 mil indivíduos de cem países, muitos estrangeiros que se juntaram à luta de organizações radicais islâmicas. Esses estrangeiros viajaram voluntariamente a Síria, Iraque, Afeganistão, Iêmen e Líbia.

De acordo com o secretário-geral, a comunidade internacional “deve reforçar sua cooperação e trocar informação, desenvolver controles de fronteiras e reforçar seus sistemas de justiça criminal, com base nas leis e nos direitos humanos”.

Ban lembrou que a maioria dos terroristas estrangeiros recrutados são homens com idade entre 15 e 35 anos, “motivados por ideologias extremistas”, e anunciou que apresentará no fim do ano um Plano de Ação para prevenir o Extremismo Violento na Assembleia Geral das Nações Unidas. EFE

ag/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.